top of page
Buscar

Casamento Comunitário une 150 casais no Centro de Treinamento Adventista

  • Foto do escritor: Luis Marcelo
    Luis Marcelo
  • 12 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de set.

Cerimônia foi marcada por momentos de fé, emoção e celebração, em parceria entre o TJMA, COGEX e instituições religiosas e sociais.


ree

O Centro de Treinamento Adventista (CATRE) foi palco, nesta quinta-feira (11), da união oficial de 150 casais durante um grande Casamento Comunitário. O evento, realizado em parceria com a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), a 1ª Zona de Registro Civil de Pessoas Naturais, a Associação Maranhense das Igrejas Adventistas (AMa) e a Federação dos Empreendedores Adventistas – Núcleo São Luís (FE), reuniu autoridades, líderes religiosos e familiares em uma celebração marcada por fé, alegria e cidadania.


A cerimônia teve início com uma oração conduzida pelo presidente da Associação Maranhense das Igrejas Adventistas Norte do Maranhão (AMa), pastor Fernando Lima. Em seguida, a juíza do 13º Juizado Especial Cível de São Luís, Diva Maria de Barros Mendes, destacou a importância do projeto. “É um projeto de grande alcance. Para nós, é sempre uma satisfação participar, pois entendemos que devemos contribuir para este momento de celebração e alegria para os casais”, afirmou a magistrada.


Juíza do 13º Juizado Especial Cível de São Luís, Diva Maria de Barros Mendes
Juíza do 13º Juizado Especial Cível de São Luís, Diva Maria de Barros Mendes

O casamento comunitário também ganhou um brilho especial com a participação musical conduzida pelo maestro tenente Veloso, que esteve à frente da banda da Polícia Militar do Maranhão. A apresentação envolveu os convidados e emocionou os casais, trazendo ainda mais alegria ao momento, ao unir a tradição da música com a celebração do amor e da cidadania.


Durante sua participação, a juíza refletiu sobre o texto bíblico de Hebreus 13:4: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros”. O momento foi seguido pela apresentação musical da cantora Saynara, que interpretou a canção Aleluia.


Pastor Fausto Farias fazendo a meditação bíblica
Pastor Fausto Farias fazendo a meditação bíblica

O pastor Fausto Farias, do Projeto Viva, também fez uma reflexão sobre o matrimônio, citando o filósofo Sócrates: “Meu conselho é que se case. Se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo”. A leveza do comentário arrancou risos do público, que aplaudiu calorosamente ao final da meditação.


Casais de destaque


Entre as histórias marcantes, dois casais chamaram a atenção. O mais jovem, formado por Felipe Perreira Silva, de 22 anos, e Gabriele Almeida Silva, de 19 anos, simbolizou novos começos e esperanças. Já o casal mais experiente, José Perreira dos Santos, 78 anos, e Maria Lúcia Gonçalves dos Santos, 71 anos, celebrou 40 anos de união, reafirmando a força do amor e da perseverança.


Casal mais experiente José Perreira dos Santos e Maria Lúcia Gonçalves dos Santos
Casal mais experiente José Perreira dos Santos e Maria Lúcia Gonçalves dos Santos

Autoridades presentes


A solenidade contou com a presença de autoridades do Judiciário e lideranças religiosas, entre elas: desembargadora substituta Rosária de Fátima Almeida Duarte, juízas Josane Araujo Farias Braga (2ª Vara de Família), Diva Maria (13º Juizado Especial Cível), Ana (Juíza de Paz), Maricélia Costa Gonçalves (4ª Vara de Família), Andréa Lago (1º Juizado do Tribunal e diretora do Fórum), e Aline. Também participaram o pastor Fausto Farias (Projeto Viva), a professora Adriana Silva Lopes Matias (departamental de Família), a coordenadora geral do projeto Josy Lord, o vice-presidente da FE Núcleo São Luís José Muniz, além de todos os pastores da capital da AMa.


Celebração da cidadania


Após as reflexões e mensagens de fé, as magistradas oficializaram a união dos casais, que puderam trocar alianças e selar a cerimônia com o tradicional “sim”. O evento reforçou o caráter social e inclusivo dos Casamentos Comunitários, permitindo que centenas de famílias regularizassem sua situação civil, sem custos, em um ambiente de espiritualidade e celebração.



Veja todas as fotos:


Fotos Luis Marcelo https://flic.kr/s/aHBqjCtR1N

Fotos divulgação: Departamento de Comunicação Associação Maranhense - https://photos.app.goo.gl/yvj8ruj29HNrjv3UA

 
 
 

Comentários


bottom of page